Caramujos e lesmas

Caramujos e lesmas
Caramujos e Lesmas são dois bichinhos que provocam grandes estragos em nossas orquídeas. Atacam folhas, flores pseudobulbos, brotos novos e se não são controlados podem ate matar as plantas. São moluscos (Filo molusca) pertencentes à Classe Gastrópoda. Eles se reproduzem com grande facilidade em meio rico em matéria orgânica, pois são hermafroditas (bissexuados) e a parti de ovos passam diretamente para a fase adulta. Eventualmente, podemos observá-los caminhando muito lentamente no meio das orquídeas durante o dia, mas é a noite que destroem as plantas.
Os estragos em folhas e pseudobulbos são os mais evidentes. Observe nas fotos os aspectos característicos deixados por essas pragas.

Controle
Para eliminar as lesma e os caramujos em pequenos orquidário, o melhor método ainda e a captação manual e destruí-los em uma vasilha com solução saturada de sal.
Precisamos ficar atento para os minúsculos caramujos, menores ate mesmo que uma cabeça de fósforo,e que são destruidores de brotos novos e raízes e gemas dormentes. Quando percebemos a presença desses pequenos caramujo, podemos mergulhar o vaso em um balde com solução de calda de fumo.
Os caramujos saem à superfície e fica fácil eliminá-los. O uso de armadilhas também é bastante eficiente Várias técnicas podem Ser empregadas: bandejas de isopor com cavidades para baixo colocadas sob a bancadas são ótimos esconderijos para lesma e caramujos, e podemos eliminá-los facilmente; uma estopa umedecida com cerveja também é eficiente meio para capturar essas pragas. Lesmas e caramujos podem ser combatidos com produtos químicos – os moluscicidas -, que são compostos de metaldeídos. São as chamadas “iscas”, que devem ser manipuladas com muito cuidado pois são produtos muitos tóxicos.
Especial atenção se tiver cães e gatos soltos junto com as orquídeas.
Os produtos à venda no mercado nacional são inativados em presença de água, porém, em exposições de orquídeas podemos encontra produtos importados que são ativos mesmo em presença de água.
Em bancadas com vasos podemos colocar as iscas de metaldeído em um recipiente composto de dois potes plásticos de tamanhos diferentes mantidos em posição por um pedaço de madeira, ficando em espaço entre um e outro. As iscas atraem esses moluscos, e enquanto tive iscas, eles não atacam as plantas.
Uma alternativa bem eficiente para controlar essa praga é fazer um anteparo nas colunas das bancadas e ai colocar Sal. Lesma e caramujos não passam por aí. Quando utilizamos cultivo com vasos suspensos, não temos que nos preocupar com essas pragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário